Corintianos vão para presídio superlotado e vigiado por próprios detentos bolivianos

23.2.13 | Marcadores:
Share |

Penitenciária de San Pedro, Oruro, Bolívia. É lá que os 12 torcedores corintianos indiciados pelo homicídio do jovem boliviano Kevin Douglas Espada, de 14 anos, ficarão presos à espera do julgamento ou uma segunda ordem judicial. Funcionando desde 1844, a prisão está hoje superlotada e opera sob um controle peculiar de segurança: lá, são os próprios detentos os responsáveis por garantir a ordem.
A descrição é do ministro conselheiro da embaixada do Brasil na Bolívia, Eduardo Saboia. Ele é o chefe da representação brasileira no país vizinho e acompanha, com certa apreensão, a situação dos brasileiros presos após o jogo entre San José e Corinthians, na quarta-feira - o duelo terminou empatado em 1 a 1.
“Na Bolívia é assim: são os presos que fazem a segurança interna do local. As autoridades só garantem que os detentos não saiam do presídio”, explicou Saboia. “Isso nos preocupa. Temos que tentar garantir a integridade física dos brasileiros aqui”.
A penitenciária de San Pedro fica no prédio de um antigo convento colonial. Em meados do século 19, o imóvel foi convertido em presídio e, naquela época, passou a receber principalmente ladrões que costumavam assaltar mineradoras na área da cidade de Oruro.
Oficialmente, o presídio tem capacidade para 250 presos. No final do ano passado, entretanto, jornais bolivianos informavam que cerca de 450 pessoas estavam detidas em San Pedro. Dentre eles, estão homens, mulheres e até bebês, filhos das detentas.
Todos eles, segundo os jornais da Bolívia, vivem em condições precárias. As celas da penitenciária San Pedro são pequenas, as paredes são feitas de barro, o chão é de piso frio e, em dias de chuvas, várias goteiras surgem no teto do presídio.
Nada disso, porém, preocupa mais Eduardo Saboia do que a segurança dos torcedores presos na penitenciária. Ele disse que, durante o Carnaval, um brasileiro foi assassinado durante um motim em uma penitenciária de Cobija, perto da fronteira com o Acre. Sabendo disso, a embaixada brasileira já solicitou proteção especial aos corintianos.
“O clamor popular é grande”, afirmou Saboia. “Nós já falamos com o diretor do presídio. Ele nos disse que os brasileiros vão ficar em duas celas isoladas.”

Um comentário sobre “Corintianos vão para presídio superlotado e vigiado por próprios detentos bolivianos”

Anônimo disse...

Quem atirou o sinalizador, que seja responsabilizado! Quem vendeu o sinalizador, que seja penalizado! Quem permitiu a entrada dos sinalizadores no estádio, que seja penalizado! Mas deixar brasileiros inocentes na cadeia, seja de qualquer raça, opção sexual, religião, time de futebol, time de volei, peteca, purrinha, eu não concordo! Sou totalmente contra qualquer manifestação discriminatória contra qualquer um, seja ele corintiano ou não! Futebol pra mim é rivalidade sim, mas sobretudo respeito ao próximo! Alguém atirou um sinalizador que matou um inocente, e que este torcedor seja processado e punido. Todas as grandes torcidas de futebol do Brasil têm exemplos de fatos como estes em seu currículo, portando sou contra a punição feita ao Corinthians como seria contra se fosse qualquer outro Clube. Deixemos de lado a rivalidade no futebol par analisar friamente os fatos. São brasileiros e devemos torcer para que sejam liberados os inocentes e punidos os culpados. Se fossem americanos, já teriam até sido resgatados pelos Mariners. Assim como na Boate Kiss em Santa Maria-RS, além do músico que acendeu o sinalizador, o proprietário que permitiu e os que deveriam fiscalizar devem ser responsabilizados. Este fato não diminui em nada minha paixão pelo time Corinthians. Sou corintiano sim, com muito orgulho, pois meu pai me ensinou ser assim, fiel ao time. Que sejam punidos os culpados, e que os inocentes sejam absolvidos. Você que fica fazendo piadinha, postando foto deles presos, deve tá com a consciência limpa né? Nunca deu nada errado na sua vida? Quem é você pra julgar os outros? Quem te deu esse dom? Tomara que nunca passe por uma infelicidade como esta. Inaceitável que 12 brasileiros sejam presos como bode expiatório, para esconder a falta de fiscalização no Estádio, por quem deveria ter feito. Se um policial erra, não será a PM a ser punida! Se um vereador erra, não será a Câmara de Vereadores a ser punida! Se um religioso erra não será a Igreja a ser punida. Não aceito injustiça de qualquer forma, seja contra corintiano, palmeirense, são paulino, flamenguista, mixtense, colorado, ou qualquer que seja sua denominação! Quem atirou o sinalizador, quem vendeu, quem comprou, quem transportou, quem usou, e quem permitiu no Estádio, que seja punido de acordo com as leis bolivianas! Se é pra melhorar o futebol Mundial, se é pra evitar novos acontecimentos, se vai melhorar a segurança nos estádios, se nunca mais ninguém mais vai morrer num jogo de futebol, então, podem expulsar o Corínthians do Futebol, pois não será em vão! Pronto, falei! Abraço!

Faça seu comentário

BLOG DE ESPORTES COM ATUALIZAÇÕES DIÁRIAS, ABERTO A QUALQUER TIPO DE COMENTÁRIO SOBRE O ESPORTE NACIONAL E INTERNACIONAL, COMENTE SEM POUPAR PALAVRAS. AGRADECE O BLOG DO TORCEDOR.

 
© 2011 BLOG DO TORCEDOR. Todos os direitos reservados
Layout por Códigos Blog - Design Paulo Estevão