Santos pedirá liberação de Neymar, Ganso e Rafael antes de Londres

26.6.12 | Marcadores:
Share |

Ainda não é oficial, mas o Santos sabe que perderá o trio Neymar, Ganso e Rafael durante a disputa dos Jogos de Londres - os nomes dos convocados serão conhecidos no próximo dia 6 de julho. Como a apresentação dos jogadores chamados pelo técnico da Seleção, Mano Menezes, está marcada para o dia 8 de julho, no Rio de Janeiro, e a viagem para a Inglaterra só ocorrerá no dia 17, o Peixe pedirá à CBF a liberação do trio durante este intervalo de tempo para as partidas do Brasileirão, para não ser ainda mais prejudicado.

- Não só o Santos, mas imagino que o Internacional e o São Paulo também vão pedir para os jogadores serem liberados para atuar e depois concentrar. Este é um desejo do nosso departamento de futebol, e o presidente (Luis Alvaro de Oliveira Ribeiro) vai pedir para a CBF. O Internacional (adversário no dia 15 de julho) deve pedir a mesma coisa, porque perderá jogadores importantes. Unimos força, pois teremos o mesmo problema - explica o superintendente de futebol do Peixe, Felipe Faro.
montagem Rafael Neymar Ganso Santos (Foto: Editoria de Arte / Globoesporte.com)Trio olímpico do Santos deve desfalcar a equipe em julho e agosto (Foto: Editoria de Arte / Globoesporte.com)
Além desta liberação, o Santos pedirá para a CBF adiar partidas do campeonato nacional que vão coincidir com o período de disputa dos Jogos de Londres (confira todas abaixo).

- Vamos sugerir a alteração das datas dos jogos que caem durante o Brasileirão, pois os jogadores vão para as Olimpíadas - completa o dirigente.

A estreia do Brasil será contra o Egito, no dia 26 de julho. Depois, a Seleção encara a Bielorrússia, no dia 29, e a Nova Zelândia, no dia 1º de agosto, fechando sua participação na primeira fase.

Caso o Brasil siga até a final dos Jogos de Londres, marcada para o dia 11 de agosto, o Santos poderá perder o trio por até nove partidas, se os pedidos do Alvinegro não forem atendidos. No ano passado, porém, a entidade máxima do futebol brasileiro compreendeu as solicitações do Peixe, que disputava o título da Libertadores, e adiou alguns jogos do time no Brasileirão.

Atualmente, o Peixe ocupa a 18ª colocação do campeonato, com quatro pontos. O próximo adversário é a Portuguesa, neste domingo, às 16h, no Canindé, em partida válida pela sétima rodada da competição nacional.
PARTIDAS DO SANTOS DURANTE OS JOGOS DE LONDRES
8/7 - Santos x Grêmio - Vila Belmiro *
15/7 - Internacional x Santos - Beira-Rio
18/7 - Santos x Botafogo - Vila Belmiro **
21/7 - Vasco x Santos - São Januário
26/7 - Atlético-MG x Santos - Independência
29/7 - Santos x Ponte Preta - Vila Belmiro
5/8 - Náutico x Santos - Aflitos
8/8 - Santos x Cruzeiro - Vila Belmiro
12/8 - Santos x Atlético-GO ***
* Data de apresentação dos convocados no Rio de Janeiro para iniciar a preparação para os Jogos de Londres
** Um dia depois da data marcada para a viagem da delegação do Brasil para Londres
*** Um dia depois da data marcada para a final do futebol masculino nos Jogos de Londres

Chelsea se antecipa a Mano e libera David Luiz para a Olimpíada

26.6.12 | Marcadores:
Share |

O Chelsea se antecipou ao técnico da seleção brasileira, Mano Menezes, e anunciou nesta terça-feira que liberou o zagueiro David Luiz, 25, para disputar os Jogos Olímpicos de Londres. O jogador será um dos três atletas com mais de 23 anos que serão chamados para a competição para o time olímpico.

De acordo com o site oficial do clube inglês, David Luiz vai iniciar os treinamentos com o grupo brasileiro em 9 de julho. O Chelsea também anuncia que a seleção brasileira faz um amistoso com o Reino Unido em Middlesbrough, no dia 20 de julho.

David Luiz foi convocado para os quatro amistosos que a seleção brasileira fez entre o final de maio e início de junho com a Dinamarca, EUA, México e Argentina. No entanto, o jogador não participou dos jogos em virtude de uma contusão na coxa direta.

Antes de David Luiz, o Milan já tinha anunciado a liberação do zagueiro Thiago Silva, 27, para a Olimpíada. A convocação do jogador foi confirmada por Mano Menezes após o amistoso contra a Argentina. "Ele será o capitão", disse o treinador.

Assim, a briga pela terceira vaga para jogadores com mais de 23 anos para Londres se restringe a Marcelo, Hulk e Daniel Alves. Na semana passada, Mano descartou levar um goleiro acima da idade permitida.

A lista com os jogadores convocados para os Jogos Olímpicos de Londres será anunciada no dia 6 de julho. No último dia 7, Mano reduziu a lista de jogadores que podem ser convocados para Londres para 35 nomes.

Marin diz que CBF está próxima de concluir parceria para ter CT no Rio

26.6.12 | Marcadores:
Share |

O presidente da CBF, José Maria Marin, afirmou que a confederação está próxima de concluir uma parceria para ter um centro de treinamento no Rio de Janeiro. O acordo com um empreendimento imobiliário não representará custos para a CBF, adiantou o dirigente.

A informação é da coluna Painel FC, assinada por Bernardo Itri e Eduardo Ohata, desta segunda-feira (leia a íntegra ).

Assim, o centro de treinamento substituiria a Granja Comary, que desde os anos 1980 abriga os atletas da seleção para treinarem para eliminatórias do Mundial, Copa América e Copas.

Para os amistosos contra a África do Sul e a China, em setembro, a seleção brasileira vai realizar a preparação no CT de Cotia, que abriga as categorias de base do São Paulo e foi utilizado pelo elenco profissional do clube no início do ano para a pré-temporada.

Marin já havia falado na semana passada de outro projeto da confederação, a sede, que não será mais construída no terreno da entidade na Barra da Tijuca.
A equipe brasileira se apresenta no local no dia 2 de setembro e deverá ficar até a véspera do duelo contra a China. Os jogadores vão dormir no CT de Cotia

O grupo está confiante e alerta, diz Tite sobre duelo com Boca

25.6.12 | Marcadores:
Share |

O técnico Tite passou os últimos dias focado no clássico contra o Palmeiras. E conseguiu o objetivo ao vencer o rival por 2 a 1, no Pacaembu, com dois gols do atacante Romarinho. Agora, é hora de pensar no Boca Juniors.

O Corinthians enfrenta o time argentino na quarta-feira, na Argentina, pela partida de ida da final da Taça Libertadores. Para o treinador, o espírito do grupo é favorável para a conquista do título inédito da competição.

"O grupo está confiante. Mas também muito alerta. A característica é humildade, marcar sem bola, jogar com ela. Estamos preparados para o primeiro jogo", disse Tite.
Ricardo Nogueira - 20.jun.12/Folhapress
O técnico Tite, do Corinthians
O técnico Tite durante uma partida do Corinthians
A mística da Bombonera, palco do primeiro jogo da decisão, também será tema com os jogadores. Mas o treinador tem o antídoto para o sucesso.

"A Bombonera existe e ela é real. Existe e é real. Uma equipe tem de ter maturidade para jogar, seja Bombonera, Pacaembu, Morumbi, Olímpico... Essa capacidade, força mental, é concentração no jogo", declarou Tite.

"Joguei uma semifinal na Fonte Nova uma vez, 93 mil pagantes, o companheiro não ouve a três metros. Mas com a bola no pé, deixa eles gritarem, ninguém vai tirar a bola. É concentração", completou.

A delegação corintiana embarca por volta das 14h para a Argentina. Antes, fará um treinamento no CT Joaquim Grava de manhã, às 9h30.

Muricy diz que Santos não tem dinheiro e admite perder jogadores

25.6.12 | Marcadores:
Share |

A limitação do elenco do Santos, que ainda não venceu no Brasileiro, pode ficar ainda mais aguda. Após o empate em 2 a 2 contra o Coritiba, na Vila Belmiro, o técnico Muricy Ramalho não descartou perder mais jogadores na sequência do campeonato.

O atacante Alan Kardec se despediu do clube neste domingo e voltará ao Benfica, de Portugal. Neymar, Ganso e Rafael vão desfalcar a equipe durante a Olimpíada de Londres.
E Muricy admite que outros jogadores podem sair na próxima janela de transferência. "Pode acontecer porque o Santos está sempre aparecendo, está sempre na vitrine, a gente não pode descartar", afirmou o treinador. "É uma coisa que acontece no Brasil, sai um, entra outro, você nunca sabe o que vai acontecer porque existem interesses no mercado sobre os jogadores do Santos, que é um time valorizado."
Ricardo Saibun/Divulgação Santos FC
O técnico Muricy Ramalho antes da partida contra o Coritiba, pelo Campeonato Brasileiro
O técnico Muricy Ramalho antes da partida contra o Coritiba, pelo Campeonato Brasileiro
Segundo o técnico, novos reforços são improváveis por conta da limitação financeira do clube da Vila Belmiro. "Muitos jogadores nos foram oferecidos. Financeiramente, o Santos não tem condição de contratar esses jogadores, não tem dinheiro. Não vamos cometer loucuras e vamos com calma", afirmou Muricy, para quem o Santos ainda tem condição de brigar pelo Brasileiro.

Após seis rodadas, a equipe está na 18ª posição, com 4 pontos.

Ex-jogador de Liverpool e Betis morre vítima de câncer aos 23 anos

25.6.12 | Marcadores:
Share |

O ex-zagueiro Miguel Roqué Farrero, mais conhecido como Miki Roqué, morreu neste domingo, aos 23 anos, vítima de um câncer na pélvis que o obrigou a abandonar a carreira como jogador em março de 2011.
Miki Roqué foi formado nas categorias de base do Unión Lleida, clube fechado em 2010, mas com 17 anos se transferiu para o Liverpool, levado pelo técnico Rafa Benítez. Ainda em 2006, estreou pela equipe principal dos 'Reds' em uma partida válida pela Copa dos Campeões, contra o Galatasaray.

Depois de ter sido emprestado para times de menor expressão da Inglaterra e da Espanha, o zagueiro foi contratado em 2009 pelo Betis. No clube de Sevilha, foi aproveitado por dois anos no time B até ser chamado pelo treinador Pepe Mel para o elenco principal, em outubro de 2010.

Poucos meses depois, em 11 de março de 2011, Miki Roqué anunciou a aposentadoria precoce devido a um tumor maligno na pélvis, doença da qual não se recuperou mesmo tendo passado por cirurgia em maio do ano passado.
Paco Pérez/Efe
O ex-jogador Miki Roqué, que morreu vítima de câncer na pélvis, em foto de 5 de março de 2011
O ex-jogador Miki Roqué, que morreu vítima de câncer na pélvis, em foto de 5 de março de 2011

Com time titular, Santos empata e continua sem vitória no Brasileiro

25.6.12 | Marcadores:
Share |

O Campeonato Brasileiro finalmente começou para o Santos. Depois da eliminação na semifinal da Libertadores pelo Corinthians, na última quarta-feira, o técnico Muricy Ramalho pôde escalar seu melhor time diante do Coritiba. Mas nem assim a equipe santista conseguiu a primeira vitória na competição --apenas empatou em 2 a 2 na Vila Belmiro, em partida válida pela sexta rodada.

Edu Dracena e Neymar balançaram as redes para os donos da casa. Rafinha marcou o primeiro tento do Coritiba, e Lincoln, de pênalti, deixou tudo igual no placar.
Com o resultado deste domingo, o Santos chega ao quarto empate no Brasileiro, soma 4 pontos e está na zona de rebaixamento, no 18º lugar.

O Coritiba, finalista da Copa do Brasil contra o Palmeiras, tem 7 pontos e ocupa a 11ª colocação da tabela.

O próximo compromisso do Santos no Campeonato Brasileiro é no domingo, 1º de julho, às 16h, contra a Portuguesa, no Canindé.

No mesmo dia e horário, o Coritiba recebe o Sport no Couto Pereira, em Curitiba.

Romarinho marca 2, Corinthians vence o Palmeiras e deixa a lanterna

25.6.12 | Marcadores:
Share |

Às vésperas da decisão mais importante da sua centenária história, o Corinthians mostrou que o momento é mesmo especial. Mesmo com seus reservas, virou o jogo para cima do time titular do Palmeiras, fez 2 a 1 e conseguiu sua primeira vitória no Campeonato Brasileiro.

Mas os três pontos foram insuficientes para fazer com que a equipe conseguisse sair da zona de rebaixamento --soma quatro no total e está na 17ª colocação. O Palmeiras, com o revés, continua com apenas dois pontos em penúltimo lugar e segue sem vencer.

Agora o Corinthians volta todas as suas atenções para o primeiro jogo da decisão da Libertadores, na próxima quarta-feira, contra o Boca Juniors, na Argentina. O Palmeiras tem uma semana livre e só volta a campo dia 1º de julho, quando recebe o Figueirense.

Dois times que até aqui, na sexta rodada do torneio, não deram a mínima para o Brasileiro. Com o foco na Libertadores, o Corinthians, e Copa do Brasil, o Palmeiras, eles buscavam o primeiro triunfo na competição. Mas Tite resolveu poupar seus titulares visando o primeiro jogo da final da Libertadores. Luiz Felipe Scolari mandou a campo o que de melhor tinha à disposição. E contou com a sorte. Com 3 min, abriu o placar. Depois de rebote da zaga alvinegra, João Vitor chutou da entrada da área e Mazinho desviou para abrir o placar.

Com espaço, o Corinthians foi pressionando o Palmeiras, encurralando os visitantes. E criando chances. Liedson mandou na trave de bicicleta. Bruno fez boas defesas. Era nítido que o empate era só uma questão de tempo. Aos 33min, bela triangulação do ataque corintiano. Willian para Liedson, que cruzou e Romarinho finalizou de letra para o fundo das redes.
O gol poderia ter feito o Palmeiras partir para cima do time misto alvinegro, mas a equipe de Scolari preferiu especular, se retraiu na defesa e permitiu o crescimento dos donos da casa.

No fim do primeiro tempo, o Palmeiras resolveu sair do seu campo de defesa e até ameaçou, mas sem levar perigo.

Danilo Verpa/Folhapress
Romarinho bate no peito para comemorar o primeiro gol do Corinthians
Romarinho bate no peito para comemorar o primeiro gol do Corinthians
Na etapa final, Scolari ousou. Saíram Leandro Amaro e Daniel Carvalho para as entradas de Maikon Leite e Valdivia.

Não adiantou e, pior. Com três atacantes, o time só acordou depois de levar a virada do Corinthians. Outro belo gol de Romarinho. Ele recebeu na entrada da área, balançou o corpo na frente de Cicinho e tirou a marcação do lateral. Acertou um grande chute e marcou.

Scolari então trocou Juninho por Fernandinho para o Palmeiras ter mais apoio pela lateral esquerda. O time passou a atacar mais, criou chances, aumentou seu domínio em campo.
Mas o Corinthians recuou e armou a arapuca para decidir o jogo no contra-ataque. Gilsinho entrou na vaga de Willian justamente para explorar as subidas do lateral palmeirense.

Liedson quase ampliou após escapar livre e ficar cara a cara com Bruno, mas o arqueiro palmeirense evitou. O Palmeiras seguiu pressionando até o fim, mas parou no bem armado sistema defensivo do Corinthians.

Mano trabalha com 4 nomes acima da idade olímpica e descarta goleiro

21.6.12 | Marcadores:
Share |

O técnico Mano Menezes disse que não planeja convocar um goleiro com idade acima de 23 anos para os Jogos Olímpicos de Londres, mas revelou que trabalha com mais quatro nomes para duas vagas --uma já está praticamente assegurada para Thiago Silva.

Danilo Verpa - 19.jun.12/Folhapress
O técnico Mano Menezes dá entrevista em São Paulo
O técnico Mano Menezes dá entrevista em São Paulo
Pelo regulamento da Olimpíada, cada seleção pode contar com até três jogadores com idade acima dos 23 anos na lista de 18 convocados.
Mano trabalha com uma lista de cinco jogadores além do limite: os zagueiros David Luiz e Thiago Silva, os laterais Daniel Alves e Marcelo e o atacante Hulk. Thiago Silva, do Milan, já é dado como certo.

"Fizemos o direcionamento para esses [cinco] jogadores. Nossa ideia nunca foi levar um goleiro acima de 23 anos", disse Mano Menezes em entrevista à ESPN Brasil.

Dessa forma, Mano praticamente descarta a presença do goleiro Jefferson, do Botafogo.

Ele tem sido convocado com frequência e foi titular no amistoso contra a Dinamarca, dia 26 de maio. Foi o primeiro jogo da série de quatro amistosos em que o técnico testou uma base para a Olimpíada.

Nos outros jogos, Rafael, goleiro do Santos, foi o titular (contra EUA, México e Argentina). Ele tem idade olímpica e deve ser o camisa 1 da seleção de Mano.

Neymar luta, mas sofre maior baque da carreira

21.6.12 | Marcadores:
Share |

Neymar jogou mais que todo o Santos. Correu, dividiu, abriu espaços, lutou contra uma marcação fortíssima e foi a única alternativa de ataque que sua equipe exibiu.
Não foi suficiente. O empate de 1 a 1 e consequente eliminação na Libertadores para o Corinthians se tornou o maior baque de sua curta carreira.

Após a partida, ele foi o último jogador a deixar o vestiário santista. Vestido todo de preto, boné virado para trás, tinha os olhos marejados e estava a ponto de chorar.
Almeida Rocha/Folhapress
Neymar domina a bola na partida contra o Corinthians
Neymar domina a bola na partida contra o Corinthians
"Vou torcer para o Corinthians ser campeão", afirmou a dezenas de microfones e câmeras. "É o melhor time do Brasil, e quero que um brasileiro ganhe a Libertadores."

Neymar pontuava cada resposta com um sorriso forçado, tentando demonstrar ânimo para o Campeonato Brasileiro, onde o Santos ainda não venceu. "Temos totais condições de ser campeão."

Ontem, o atacante até voltou a marcar, o que não fazia desde a final do Paulista, há um mês e meio, contra o Guarani. Mas não foi o jogador espetacular que encanta o país. E ficou claro que o astro sofreu por não ter auxílio de companheiros à altura.

Antes do jogo, o atacante tinha muito a provar sobre sua capacidade de decisão.
No ano passado, carregou o time nas costas na conquista do tri da Libertadores. Esperava-se o mesmo ontem. E Neymar tinha um problema a mais. Há três jogos, não conseguia fugir da marcação implacável, irritava-se com zagueiros e volantes.

Neymar resolveu o problema de um jeito simples: mexendo-se. Acostumado a jogar pela esquerda, atuou ontem por todo os lados.

O gol santista nasceu assim. Começou com o camisa 11 na direita. E terminou quando ele caía pela esquerda, esperando para apenas empurrar a bola para o gol.

Prêmio de consolação, seu oitavo gol no torneio o transforma no artilheiro isolado desta edição da Libertadores.

Porém estar em todos os cantos também trazia perigos: quando foi buscar a bola na defesa, saiu errado, perdeu a disputa, ofereceu contra-ataque e quase transformou uma jogada simples em gol para os corintianos.

A movimentação que o atacante apresentou contraria os diagnósticos de que ele estaria desgastado. Neymar não deu os sinais de exaustão que demonstrara na ida, na Vila.
O problema era que o Santos estava completamente desarticulado. Não foi um time.

E teve vários e velhos problemas: falta de criatividade, nervosismo, poucas alternativas ofensivas e erros de passe. Neymar era a solução parcial para alguns deles. Não todos. Com o jogo se encaminhando para o fim e a eliminação mais clara, o Santos se apagou. E Neymar, junto.

Fiel companheiro em outras jornadas, Paulo Henrique Ganso fez uma de suas piores partidas no ano. Não houve tabelas entre os dois. A aproximação com Alan Kardec ou Borges foi ineficaz.

Ao final da partida, abatido pelo grito dos 36 mil corintianos, Neymar ainda teve fôlego para separar o início de uma briga entre seus companheiros e o trio de arbitragem.

Corinthians empata com Santos e está pela 1ª vez na final da Libertadores

21.6.12 | Marcadores:
Share |

Em jogo nervoso, o Corinthians empatou com o Santos por 1 a 1 no Pacaembu, em São Paulo, e se classificou para a sua primeira final na Libertadores --na partida de ida, na Vila Belmiro, o time paulistano havia vencido por 1 a 0.

Neymar abriu o placar para o Santos, no primeiro tempo, e Danilo empatou a partida no início do segundo tempo.

Almeida Rocha/Folhapress
AnteriorPróxima
Jogadores do Corinthians comemoram final do jogo e está pela 1ª vez na final da Libertadores Leia mais
Agora, o Corinthians enfrenta o Boca Juniors ou a Universidad de Chile na decisão --a equipe argentina se classifica mesmo se perder por um gol de diferença nessa quinta-feira, em Santiago, já que venceu a primeira partida por 2 a 0 em Buenos Aires.

O JOGO

Como se esperava, o Santos começou atuando no campo de ataque, tentando reverter a desvantagem do jogo de ida, mas não conseguia encaixar uma jogada de ataque devido à forte marcação corintiana.

O Corinthians, mesmo mais atrás e apostando em contra-ataques, teve as melhores chances --a primeira foi aos 11min, quando Jorge Henrique conseguiu iniciar uma jogada e fez troca de passes com Paulinho e Danilo antes de deixar a bola com William, que chutou fraquinho, facilitando a defesa do goleiro Rafael.

Aos 20min, em cobrança de falta do Corinthians, o atacante Alex mandou a bola no ângulo esquerdo e Rafael fez uma defesa incrível, evitando que a equipe paulistana abrisse o placar.
O Santos, por sua vez teve sua primeira boa chance aos 30min --em jogada de ataque, Neymar correu pela direita e tentou o cruzamento para Alan Kardec, que estava mais à frente, mas a bola ficou com Juan, que finalizou para a defesa do goleiro Cássio.

Na segunda boa chance, surgiu o gol tão perseguido pela equipe santistas --aos 35min, Neymar avançou pela intermediária e passou para Alan Kardec, que cruzou da direita para Borges acertar a trave. No rebote, Neymar, que acompanhava a jogava, surgiu para finalizar e deixar tudo igual na soma dos dois placares.

Depois do gol, os papéis se inverteram --o Santos recuou quase que completamente, enquanto o Corinthians partiu com tudo em busca do empate no Pacaembu, esbarrando na defesa do time santista.

Aos 45min, quase que o time da casa empatou a partida --após recuperar a bola da defesa santista, Fábio Santos fez o cruzamento da esquerda e Jorge Henrique manda de cabeça para a defesa de Rafael.

E o empate surgiu já no início do segundo tempo, aos 2min --em cobrança de falta de Alex, a bola passou por todo mundo e sobrou com Danilo, que teve tempo antes de finalizar e deixar o Corinthians novamente em vantagem no confronto.

Aos 16min, o Santos reclamou de um suposto pênalti não marcado quando Alan Kardec lançou a bola para Henrique, que se chocou com Danilo e desequilibrado, caiu na grande área. O juiz só marcou tiro de meta para o Corinthians.

Dois minutos depois, Juan fez jogada individual e arriscou de fora da área, mas mandou por cima do gol de Cássio.

Aos 22min, Alex tentou o cruzamento para Paulinho, que carimbou a trave --só que ele havia sido pego em posição de impedimento. Aos 30min, em cobrança de falta do Corinthians, Chicão rolou a bola para Alex, que mandou uma bomba para Rafael espalmar com dificuldade. No rebote, o juiz marcou falta de ataque.

Desesperado, o Santos jogou os minutos finais 100% no ataque e teve sua melhor oportunidade aos 39min, quando Paulo Henrique Ganso fez o lançamento para Elano, mas Alessandro afastou para escanteio. Na cobrança, Leandro Castán afastou de cabeça.

Marin vai a reunião, mas não resolve imbróglio nas Séries C e D

15.6.12 | Marcadores:
Share |

O presidente da CBF, José Maria Marin, não conseguiu resolver o impasse que impede os inícios das Séries C e D.

Ontem, o dirigente participou pela primeira vez de uma tentativa de acordo com os clubes que foram à Justiça comum por vaga nas duas últimas divisões do Brasileiro.

Felipe Dana - 11.mai.12/Associated Press
José Maria Marin dá entrevista no Rio de Janeiro
José Maria Marin dá entrevista no Rio de Janeiro
O encontro, no Rio, teve representantes de Brasil de Pelotas-RS, Treze-PB, Rio Branco-AC e Araguaína-TO. Como não houve solução, nova reunião foi marcada para segunda, no STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva).

O imbróglio começou quando o Rio Branco foi aos tribunais para poder jogar em seu estádio, o que fere as regras das Fifa, e foi excluído da Série C. Um acordo com a Justiça Desportiva e a CBF reverteu a decisão e manteve o clube na terceira divisão.

O Treze, quinto na Série D, vislumbrando a vaga do Rio Branco, conseguiu na Justiça de seu Estado que fosse incluído na Série C. Depois, o Araguaína, rebaixado, teve, da mesma forma, decisão favorável para ficar na Série C.

Numa outra ponta da confusão, o Brasil caiu para a Série D após perder seis pontos pela escalação irregular de um jogador, o que beneficiou o Santo André. Os gaúchos haviam obtido sucesso na Justiça. E o time paulista, então, conseguiu paralisar os campeonatos até a definição.

Ontem, a CBF derrubou a liminar que a obrigava a manter o Brasil na Série C.
Pela batalha jurídica, os clubes podem ser denunciados à Fifa e correr o risco de desfiliação da entidade.

Na reunião, Marin pediu às equipes que retirassem as ações. Apesar disso, o advogado do Brasil, André Araújo, negou que a CBF tenha ameaçado levar o caso à Fifa.

O time, segundo apurou a Folha, foi o mais reticente em aceitar o acordo. "Amanhã [hoje] haverá assembleia extraordinária no clube para decidir se vamos manter ou retirar o processo", disse Araújo. Na CBF, a próxima reunião é tida como definitiva.

Como na Série A, paulistas têm mau começo em divisão de acesso

14.6.12 | Marcadores:
Share |

O desempenho das equipes paulistas está abaixo do esperado na Série B, a exemplo do que acontece na elite do futebol nacional.

Na primeira divisão, cinco dos seis times do Estado figuram na parte de baixo da tabela --Palmeiras e Corinthians estão na zona do rebaixamento.

Na segunda, após o início da sexta rodada, Barueri e Guaratinguetá ocupam as duas últimas posições entre os participantes. Já o Bragantino só está fora da degola por ser melhor que Ceará e Ipatinga nos critérios de desempate, enquanto o Guarani é o 14º colocado.

O São Caetano é o melhor classificado entre os times paulistas, mas está apenas na oitava colocação, com sete pontos em cinco partidas.

Até agora na Série B, os clubes do Estado acumulam 15 derrotas e somente cinco vitórias, sendo que uma delas foi o 2 a 0 do time do ABC sobre o Bragantino, duelo paulista.

A má jornada já resultou até em troca de treinador. Ontem, o Barueri demitiu Mauro Fernandes e anunciou a chegada de Estevam Soares.

Apesar de contar com jogadores renomados como Marcelinho Paraíba, Ronaldo Angelim e Jóbson, o ex-clube de Presidente Prudente é o único que ainda não venceu no torneio.

Como consolo para os paulistas, o Bragantino tem um dos ataques mais positivos da segunda divisão, com nove gols. A marca, no entanto, parece tímida quando comparada aos sete tentos do atacante Zé Carlos, do Criciúma, artilheiro isolado da competição até aqui.
Na tentativa de alterar esse quadro, os times continuam atrás de reforços. O São Caetano anunciou Jaime Bustamante, da seleção venezuelana.

Estafe de Ganso diz que Santos colocou futuro do meia em risco

14.6.12 | Marcadores:
Share |

Se por um lado a notícia do retorno de Ganso para o jogo de ontem foi comemorada dentro do Santos, da parte do jogador a volta era considerada precipitada. Responsáveis pela carreira do meia diziam que, ao antecipar a volta, o clube estava colocando em xeque o futuro do atleta por conta de uma semifinal de Libertadores. Argumentavam que o Santos deveria ter dado mais tempo para a saúde de seu astro se restabelecer.

A informação está na coluna Painel FC, assinada por Eduardo Ohata e Bernardo Itri, publicada nesta quinta-feira. A íntegra está disponível para assinantes do jornal e do UOL, empresa controlada pelo Grupo Folha, que edita a Folha.

O Santos explica a volta de Ganso com o esforço do meia em se recuperar logo --chegou a fazer tratamento em três períodos no centro de reabilitação do clube. 

E que o departamento médico santista não permitiria a volta antecipada caso ele não estivesse apto.

Ganso, que passou por uma cirurgia no joelho no último dia 25 de maio, atuou durante toda a partida na derrota do Santos para o Corinthians por 1 a 0, na quarta-feira, na Vila Belmiro, pelo primeiro jogo da semifinal da Libertadores. Ele teve uma atuação discreta.

Com a derrota, o Santos precisa vencer por dois gols de diferença o jogo de volta ou pela vantagem mínima desde que faça mais de um gol na partida. Se repetir o placar, o classificado para a final será conhecido nos pênaltis.
O Corinthians joga por um empate.

Marin leva seleção para Cotia e quer reaproximar Andres e São Paulo

14.6.12 | Marcadores:
Share |

O presidente da CBF (Confederação Brasileira de Futebol), José Maria Marin, afirmou que vai tentar reaproximar o diretor de seleções da entidade, Andres Sanchez, ex-presidente do Corinthians, e o São Paulo. De acordo com Marin, Sanchez vai visitar o Centro de Treinamento de Cotia, menina dos olhos de Juvenal Juvêncio, presidente do clube são-paulino.

A informação está na coluna de Mônica Bergamo, publicada na Folha desta quinta-feira.A íntegra do texto está disponível para assinantes do jornal e do UOL, empresa controlada pelo Grupo Folha, que edita a Folha.

"Ele vai comigo em Cotia, já está confirmado. Temos que fazer essa reaproximação. Pelo bem do futebol paulista e brasileiro", disse José Maria Marin.
Marcelo Sayão - 11.mai.12/Efe
Andres Sanchez (esq.) e José Maria Marin (centro) observam Mano Menezes durante convocação da seleção brasileira
Andres Sanchez (esq.) e José Maria Marin (centro) observam Mano Menezes durante convocação da seleção brasileira
O Centro de Treinamento de Cotia vai abrigar a seleção brasileira às vésperas do jogo contra o Chile, marcado para setembro, no Morumbi. O local abriga as categorias de base do clube do Morumbi e foi utilizado pelo elenco profissional no início do ano para a pré-temporada.

Marin também comentou a derrota do time de Mano Menezes para a Argentina por 4 a 3, no sábado, e rasgou elogios para Messi, que marcou três gols.

"Ele [Mano Menezes] conseguiu formar um grande grupo, comprometido. Houve uma renovação de mentalidade", disse o cartola. "Na verdade, perdemos para um jogador, o Messi", afirma.

Palmeiras vence e dá grande passo rumo à final da Copa do Brasil

14.6.12 | Marcadores:
Share |

Os treinadores odeiam a expressão "nó tático" para explicar a superioridade de uma equipe sobre a outra. Mas o que Luiz Felipe Scolari, do Palmeiras, fez com Vanderlei Luxemburgo, do Grêmio, na noite desta quarta-feira foi exatamente isso: usou uma estratégia perfeita, mudou seu time, defendeu-se com valentia, mas sem correr riscos, e no fim, matou o jogo e deixou a classificação para a final da Copa do Brasil muito bem encaminhada. A vitória de 2 a 0 deixou o Palmeiras perto da decisão.

O time paulista agora pode perder por um gol de diferença, em casa, que avança. Se for derrotado por 2 a 0, a vaga vai ser decidida nos pênaltis. O Grêmio precisa vencer por três gols ou por dois desde que marque ao menos três vezes (3 a 1, 4 a 2, etc..).

O jogo de volta entre as equipes está marcado para o dia 21, na Arena Barueri, em São Paulo. Quem passar vai enfrentar na final o vencedor de São Paulo e Coritiba, que começam a decidir a vaga na decisão nesta quinta-feira, no Morumbi.
Lucas Uebel/Divulgação/Grêmio FBPA
João Vitor (à dir.) disputa bola com Pará no estádio Olímpico
João Vitor (à dir.) disputa bola com Pará no estádio Olímpico
Scolari, que não podia contar com Valdivia, suspenso, e que também está definindo seu futuro depois de ser vítima de um sequestro-relâmpago, resolveu mudar o Palmeiras. Trocou Cicinho por Artur na lateral direita para reforçar a defesa nas bolas aéreas. Mas a mudança mais significativa estava no meio de campo. Ele sacou Márcio Araújo e colocou o zagueiro Henrique na função de volante.

No Grêmio a novidade de Vanderlei Luxemburgo era no ataque. Kleber e Miralles formavam a dupla ofensiva.

Com essa estratégia, Scolari queria travar o meio de campo do Grêmio e forçar o time a jogar só com bolas altas, imaginando que teria um trabalho facilitado por ter reforçado a sua zaga. Para coibir a criatividade gremista, Henrique seguia o meia Marco Antônio de perto, sem deixá-lo criar. Essa tarefa ficava com os volantes Fernando, Souza e Léo Gago. Muito pouco para quem precisava marcar gols em casa.

O problema do Palmeiras era quando o time tinha a bola nos pés. Com um Daniel Carvalho sumido em campo, a equipe paulista não conseguia contra-atacar e dependia das faltas de Marcos Assunção. Tampouco deu resultado.

Na parte final do primeiro tempo o Grêmio aumentou a sua pressão. Fernando, de falta, acertou a trave de Bruno. Mas foi só.

No segundo tempo, Luxemburgo, vendo que não restava alternativa, trocou sua dupla de ataque. Saíram Kleber e Miralles e entraram Marcelo Moreno e André Lima, muito melhores nas jogadas aéreas. O Palmeiras ensaiou adiantar a sua marcação para dificultar a saída de bola gremista, mas não manteve por muito tempo. Os donos da casa, a partir da metade da etapa final, passaram a alçar bolas de todos os lugares buscando seus dois centroavantes.
O Palmeiras teve que trocar Artur por contusão. Entrou Cicinho. Mais um motivo para o Grêmio encher a defesa do Palmeiras de cruzamentos. Artur, zagueiro de origem, tem 1,83m de altura; Cicinho, 1,73m. Dez centímetros a menos. Mas eles não fizeram falta. E o lateral foi decisivo.

Com o tempo passando, Scolari resolveu sacar Daniel Carvalho e colocar Mazinho para contragolpear.

E em seu primeiro toque na bola, gol. Contra-ataque fulminante do Palmeiras. Cicinho saiu em velocidade e enfiou a bola entre os zagueiros para Mazinho girar e bater. Palmeiras 1 a 0 aos 42min.

O que estava bom, ficou ótimo aos 45min. Cruzamento de Juninho, Barcos subiu sozinho e o centroavante cabeceou como manda o figurino: para baixo, sem chances para Victor.

Alvo para a zaga: Flamengo tenta a contratação de Adaílton, ex-Santos

14.6.12 | Marcadores:
Share |

O Flamengo ainda procura um reforço para a zaga e um nome ganhou força nesta semana. A diretoria rubro-negra tenta acertar a contratação de Adaílton, ex-Santos, que está no Sion, da Suíça. O contrato do jogador, de 29 anos, termina no fim deste mês, e a negociação está em curso. Os direitos federativos do defensor estão presos ao Rentistas (URU), clube que pertence a Juan Figger, empresário do atleta.
Adailton, Sion (Foto: Agência Getty Images)Adaílton em jogo do Sion, na Suíça (Foto: Agência Getty Images)
Adaílton foi revelado pelo Vitória, passou pelo Rennes, da França, e defendeu o Santos, clube em que teve mais destaque no Brasil. Na passagem entre 2007 e 2009, conquistou um Campeonato Paulista, fazendo inclusive um dos gols da final (vídeo abaixo). Ele está no Sion desde 2010 e, ano passado, esteve bem perto de fechar com o Botafogo, mas o negócio não vingou. O jogador passou pelas catergorias de base da seleção brasileira e jogou nas equipes sub-20 e sub-23.
Não é a primeira vez que o Flamengo se interessa por Adaílton. Antes do acerto com o Santos, o então vice de futebol Kléber Leite tentou contratá-lo. O dirigente enviou ao zagueiro uma caixa de bombom e uma camisa do Flamengo com o nome dele. Não deu certo. O jogador preferiu o Peixe.
Adaílton seria o nome de peso da diretoria para jogar ao lado de Marcos González. Recentemente, o clube contratou Thiago Medeiros, eleito o melhor quarto zagueiro do Carioca pelo Madureira. Além deles, Joel Santana conta no grupo de profissionais com Marllon, Welinton, Arthur Sanchez e Frauches.

TIMÃO SEGUE ROTEIRO DE TITE, VENCE SANTOS E ESTÁ A UM EMPATE DA FINAL

14.6.12 | Marcadores:
Share |

Se corintianos e santistas pudessem fazer um pedido, iriam querer uma máquina do tempo para acelerar a próxima semana. Não interessa o que será dos times na próxima rodada do Campeonato Brasileiro, os números da Mega-Sena ou tampouco se Tufão vai perdoar Carminha em "Avenida Brasil". Depois da vitória do Corinthians por 1 a 0 sobre o Santos, na Vila Belmiro, cada segundo será uma eternidade até quarta-feira.
Os fiéis não veem a hora de confirmar o que parece evidente desde o ano passado: um time quase intransponível em sua defesa, dedicado no meio de campo e calculista no ataque, obediente à regência de Tite. Não veem a hora de poder comemorar a classificação no Pacaembu lotado e transbordando esperança de chegar pela primeira vez à final da Libertadores.
E os santistas? Quantas vezes não olharão no relógio à espera de que o futebol encantador dos últimos anos reapareça? Ansiosos por voltarem a ver Neymar em seus melhores dias, Ganso totalmente recuperado, e confiantes de que o Pacaembu, apesar de tomado pelos adversários, seja inspirador como em 2011, quando foi palco do tricampeonato.
A primeira parte da decisão teve ingredientes apimentados: golaço, expulsão, empurrões, grandes defesas, nervosismo e até queda de energia.
Tático, o Timão seguiu roteiro desenhado por Tite: pressionar o rival em seu campo, trocar passes, fazer o gol fora de casa e se fechar à espera de um contra-ataque fulminante. Sheik revelou que o comandante pediu marcação dobrada no "danado". O "danado" era Neymar. Antes do jogo, o "danado" fez afagos em Alex, Jorge Henrique... Em campo, com moicano em nova versão, trombou com Jorge Henrique, bateu em Leandro Castán e apanhou de Sheik, que foi expulso e fará falta na quarta-feira.

Marta levanta dúvida sobre Rio-2016: 'Não sei se vou estar bem fisicamente'

13.6.12 | Marcadores:
Share |

A seleção de futebol feminino é uma das esperanças de medalha do Brasil nos Jogos de Londres, que acontecem entre 27 de julho e 8 de agosto. A busca pelo ouro inédito, no entanto, poderá ser a última oportunidade para a principal jogadora da equipe. Aos 26 anos, Marta já levanta dúvidas sobre a sua presença nas Olimpíadas do Rio, em 2016, principalmente por questões físicas.
- Eu tenho mais uns anos para jogar. Só que eu não sei se vou estar bem fisicamente para jogar uma outra Olimpíada. O futebol feminino está evoluindo, e a gente tem que chegar bem. É uma coisa de se pensar. Daqui a quatro anos já parar e pensar em outra coisa - disse a atacante ao "SporTV News".
- Até eu não estou garantida. Vou ficar na Suécia torcendo para entrar na lista - disse a alagoana, bem-humorada.Marta está em sua segunda passagem pela Suécia, onde já defendeu o Umea (2004/2009) e agora veste a camisa do Tyreso. Nesta semana, a atacante voltou ao Brasil para se apresentar à seleção. No primeiro treinamento na Granja Comary, em Teresópolis (RJ), a camisa 10 brincou sobre uma possível ausência também em Londres. Isso porque apenas 18 jogadoras serão escolhidas da pré-lista de 25 atletas divulgada pelo técnico Jorge Barcellos.
marta seleção brasileira (Foto: Fernando Pilatos)Marta tem duas medalhas olímpicas de prata
(Foto: Fernando Pilatos)
Imaginar o Brasil sem Marta, porém, é quase impossível. Nos Jogos de Londres, ao menos, a "Rainha" é nome certo. Reflexo de seu currículo mais que vasto com a "amarelinha". Em seus dez anos de serviço à seleção, a atacante foi eleita cinco vezes consecutivas a melhor jogadora do mundo (perdeu o posto em 2011, para a japonesa Homare Sawa), conquistou as medalhas de ouro nos Jogos Pan-Americanos de 2003 (Santo Domingo) e 2007 (Rio). Nas Olimpíadas, foram duas  pratas, em 2004 (Atenas) e 2008 (Pequim).
- É uma jogadora importantíssima. Nós sabemos que em uma lista de 18, é difícil deixar a melhor do mundo fora dessa lista. É uma brincadeira dela, saudável - apontou o treinador Barcellos.

Pacotes VIPs da Copa já rendem mais de R$ 530 milhões

13.6.12 | Marcadores:
Share |

A Copa de 2014 alcançou um recorde de vendas de US$ 262 milhões (R$ 533 milhões) em pacotes VIP's, segundo informou a Match, responsável pelo programa de hospitalidade da Fifa. Já foram vendidos quase 90 mil pacotes.

Faltando ainda dois anos para o Mundial, a receita com as vendas de pacotes de hospitalidade para o evento brasileiro já se iguala ao da Copa da África do Sul, em 2010. A venda desses pacotes é exclusiva para pessoas jurídicas (empresas).

"A demanda internacional também tem sido notável, considerando que as competições de qualificação ainda estão em seus estágios iniciais ou ainda nem começaram", disse Jaime Byrom, presidente da Match.

PACOTE E PREÇOS

O mais caro da série, denominado "Aquarela Series", custará US$ 2,3 milhões (equivalente hoje a R$ 4,7 milhões). Neste plano, a empresa poderá levar de 16 a 26 pessoas para os 19 confrontos (incluindo abertura, semifinais e decisão) que acontecerão no Rio, em São Paulo e em Belo Horizonte. A empresa que adquirir este plano ficará em um camarote central com direito a estacionamento, bebidas e comida.

A opção mais barata é o pacote "Team Series", no qual o cliente adquire ingressos para acompanhar sua seleção. Caso a equipe escolhida seja eliminada, o cliente continuará com os ingressos para os jogos que acontecem onde sua equipe eleita jogaria. Os preços variam de US$ 700 a US$ 30.900 (de R$ 1.400 a R$ 63 mil aproximadamente). É possível também comprar um ou três partidas de uma determinada equipe.

O contato para compra no Brasil é o 11-2770-3222 ou pelo comercial@match-hospitality.com. O site hospitality.fifa.com contém mais detalhes.

Médico libera, mas escalação de Ganso ainda é dúvida

13.6.12 | Marcadores:
Share |

Paulo Henrique Ganso acelerou seu tratamento pós-cirúrgico e está liberado pelos médicos para jogar hoje contra o Corinthians, na partida de ida da semifinal da Libertadores.
"Ele ainda tem um pouco de inchaço no joelho", ponderou José Ricardo Pécora, médico que o operou. "Mas tem boas possibilidades de ir a campo e não sentir nada."

Ricardo Nogueira - 12.jun.2012/Folhapress
Ganso treina com o Santos no CT Rei Pelé
Ganso treina com o Santos no CT Rei Pelé
No treino de ontem, Ganso se movimentou sem dificuldades e teve alto aproveitamento nas cobranças de falta. Uma conversa hoje entre ele, os médicos e o técnico Muricy Ramalho vai definir se o meia vai a campo para enfrentar o Corinthians.

"Não é apenas o lado clínico que vai contar, mas também a necessidade esportiva do clube e a vontade do jogador", afirmou o ortopedista.

O departamento médico santista já deu parecer positivo em relação ao retorno. Pécora também vê um Ganso confiante, bem e sem dores após acompanhá-lo uma vez por semana desde a cirurgia no joelho há três semanas.

Sua avaliação é que Ganso está com 80% de sua condição física ideal. Mas o discurso é de confiança porque o médico considera o joelho direito de Ganso menos problemático do que o esquerdo.

O joelho direito passou por uma artroscopia, cirurgia considerada mais simples do que a reconstrução de ligamento a que foi submetido o joelho esquerdo em 2010.

O meia decidiu ser operado logo após a partida contra o Vélez Sarsfield para aproveitar um hiato na Libertadores. A ideia era que ele voltasse na segunda semifinal.

Porém ele adotou uma estratégia ousada para voltar antes: resolveu se internar no centro de treinamento santista, fazer três períodos de treinos diários --no lugar dos dois programados-- e surpreendeu a equipe médica.

O treinador já disse, no entanto, que só escalará o atleta caso ele esteja totalmente recuperado. Mas pode se submeter à vontade do jogador e do resto do elenco de tê-lo.
O zagueiro e capitão Edu Dracena já afirmou que espera a companhia de Ganso. O goleiro Rafael também disse que quer o meia no jogo, mesmo fora das condições ideais.

"Eu jogaria, mas quem sente dor é ele. Depende do departamento médico e do Muricy", afirmou o goleiro, que volta ao time após defender a seleção brasileira.

O assunto chegou até o Corinthians. Tite disse que, com ou sem Ganso, Ralf tem essa missão. "Avisei ao Ralf: 'Ganso será o articulador, vai cair no seu setor. Se não for ele, será o Alan Kardec'."

Em duelo histórico, Corinthians e Santos fazem 1º clássico internacional em 99 anos

13.6.12 | Marcadores:
Share |

Clássico mais antigo do futebol paulista, que já decidiu um Brasileiro e cinco edições do Estadual, Santos e Corinthians são rivais há 99 anos e iniciam nesta quarta-feira, às 21h50, o primeiro confronto internacional entre as duas equipes. O jogo abre a semifinal da Copa Libertadores e reúne o atual campeão continental e o atual campeão brasileiro.
Vários são os ingredientes para esquentar a partida. Um deles é a pressão da Vila Belmiro, onde o Corinthians foi recepcionado com rojões e ovos na última terça (nada que atrapalhasse o treino de reconhecimento do gramado). O clima hostil na Baixada seguiu pela madrugada, com rojões e bombas nas proximidades do hotel onde a delegação da capital se hospedou.
No lado santista, o mistério sobre a presença de Paulo Henrique Ganso pautou os últimos dias. O camisa 10 foi submetido a uma artroscopia no joelho direito e se recuperou rapidamente. Treinou com bola nos dois últimos dias e aguarda um aval final dos médicos para reforçar o time de Muricy Ramalho e compor a dupla de astros com Neymar.

“Sonhei com esse dia e sonhamos com vitória, sem placar específico. São 180 minutos, o importante é vencer sem tomar gols, levar a vantagem para o segundo jogo. Esse ano jogamos de oito a nove partidas [na Vila], vencemos todas, esperamos regularidade para jogar de igual para igual em São Paulo”, comentou o goleiro Rafael, que volta da turnê pelos Estados Unidos com a seleção brasileira.

Sem craques, a equipe do técnico Tite tem no conjunto a sua principal força. É um time competitivo, que dificilmente sofre gols - levou apenas dois em dez partidas pela Libertadores. O volante Paulinho, autor de três gols no torneio continental, é o grande destaque e estará em campo.


O Timão é o único invicto na competição sul-americana. “O Corinthians faz a melhor campanha, tem o melhor saldo, são seis vitorias, quatro empates, e é a equipe mais disciplinada, compete com lealdade”, enumerou Tite.

O treinador gaúcho fala em atacar na Vila e não apenas se defender. “A nossa equipe precisa jogar bem, fazer uma grande partida tecnicamente, depois neutralizar o Neymar e as ações do Santos”, ponderou.
 
O Peixe tenta chegar a mais uma final de Libertadores na busca pelo tetracampeonato, enquanto o Timão nunca disputou uma decisão - a semifinal de 2000, contra o Palmeiras, foi o mais longe que conseguiu atingir.
 
SANTOS X CORINTHIANS

Data: 13/6/2012, quarta-feira
Horário: às 21h50 (de Brasília)
Local: Vila Belmiro, em Santos (SP)
Transmissão na TV: Globo e Fox Sports
Árbitro: Marcelo de Lima Henrique (RJ)
Auxiliares: Dibert Pedrosa (SC) e Roberto Braatz (RS)
 
Santos
Rafael, Henrique, Edu Dracena, Durval e Juan; Adriano, Arouca, Elano, Ganso e Neymar; Alan Kardec
Técnico: Muricy Ramalho
 
Corinthians
Cássio; Alessandro, Chicão, Leandro Castán e Fábio Santos; Ralf, Paulinho, Alex e Danilo; Jorge Henrique e Emerson Sheik
Técnico: Tite
 
© 2011 BLOG DO TORCEDOR. Todos os direitos reservados
Layout por Códigos Blog - Design Paulo Estevão