Falta de gols e firulas marcam 1ª crise na geração Neymar, Ganso e Pato

18.7.11 | Marcadores:
Share |
Principais nomes da nova geração do futebol brasileiro, os badalados Ganso, Neymar e Pato falharam na primeira competição oficial que disputaram juntos como titulares da seleção. A eliminação diante do Paraguai nas quartas de final da Copa América (0 a 0 e derrota nos pênaltis por 2 a 0) resulta em uma desconfiança por parte de torcedores e da imprensa.

Apesar da precoce eliminação do Brasil da Copa América, após perder para o Paraguai, o presidente da CBF, Ricardo Teixeira, tratou de rapidamente demonstrar seu apoio ao treinador Mano Menezes, antes que a especulação sobre uma possível queda começasse a circular.


O grande problema esteve na falta de pontaria, além do excesso de firulas. No primeiro confronto com o Paraguai (empate por 2 a 2, em 9 de julho), o trio de jovens já respondera por 54,2% dos erros.

Neymar e Pato anotaram dois gols em quatro partidas pelo torneio sul-americano. Porém, abusaram nos erros de finalização. Contra o Paraguai, no último domingo, cada um perdeu cinco gols.

Neymar acertou o alvo apenas uma vez, quando superou o goleiro Villar, mas o zagueiro Alcaraz evitou o gol de carrinho. Nos outros quatro arremates, o camisa 11 mandou para fora.

O santista, apontado como o atleta mais promissor do futebol pentacampeão mundial, exagerou no drible a mais. Na estreia contra a Venezuela, entrou sozinho na área e preferiu dar um drible ao invés de chutar. Contra o Paraguai, ainda na primeira fase, fez a sua pior partida, foi substituído e vaiado. Reagiu na vitória sobre o Equador por 4 a 2, mas voltou a ter uma atuação discreta diante dos paraguaios no mata-mata.

Segundo o Datafolha, Neymar perdeu 11 das 34 bolas que recebeu no último fim de semana. Acertou cinco dribles e errou três dos 27 passes que realizou.

Já Pato deixou a desejar com a camisa 9. O atleta de 21 anos sequer pode reclamar da falta de oportunidades. Contra o Paraguai, parou em Villar duas vezes, cara a cara, e faltou mira em outras três conclusões.

“Não foi como todos esperavam. É doído, o goleiro estava no dia dele, a gente chutava e ele pegava. Fica a lição. Estamos criando uma identidade, mas a sorte não estava do nosso lado”, comentou o centroavante do Milan.

Ganso, principal armador do time de Mano Menezes, deixa o torneio sul-americano com três assistências que resultaram em gols de Jadson, Fred e Neymar na primeira fase. O camisa 10 pecou em alguns passes e se escondeu em determinados momentos.

Mano pediu tranquilidade na análise para não sacrificar a nova geração, aposta do Brasil para os Jogos Olímpicos de 2012 e a Copa do Mundo de 2014.

"Na hora da derrota a tendência é sempre achar que tudo está ruim, e penso que não está tudo ruim. Nós iniciamos a Copa América de um jeito, já evoluímos, já terminamos de outro jeito, porque pudemos trabalhar um período pela primeira vez”, comentou o técnico gaúcho.

“Ter maturidade faz parte do futebol em um momento como esse, ainda mais se tratando da renovação que propusemos fazer. São as durezas do futebol, e é preciso saber conviver para não destruir o que construímos e não abrir mão do que precisamos aprimorar”, concluiu.

Nenhum comentário sobre “Falta de gols e firulas marcam 1ª crise na geração Neymar, Ganso e Pato”

Faça seu comentário

BLOG DE ESPORTES COM ATUALIZAÇÕES DIÁRIAS, ABERTO A QUALQUER TIPO DE COMENTÁRIO SOBRE O ESPORTE NACIONAL E INTERNACIONAL, COMENTE SEM POUPAR PALAVRAS. AGRADECE O BLOG DO TORCEDOR.

 
© 2011 BLOG DO TORCEDOR. Todos os direitos reservados
Layout por Códigos Blog - Design Paulo Estevão