Depois de Garrincha, Barranquilla se apaixonou pelo futebol brasileiro

24.2.11 | Marcadores:
Share |

Jogador seguiu Elza Soares até a Colômbia e atuou pelo Junior Barranquilla-COL


garrincha em jogo do botafogo (Foto: Agência Globo) 
Ídolo no Botafogo, Garrincha jogou no Junior-COL
(Foto: Agência Globo)
Chama a atenção no currículo de Garrincha uma insólita passagem pelo Atletico Junior Barranquilla, da Colômbia. Apenas um jogo, em 1968. Nenhum gol marcado na derrota por 2 a 1 para o Santa Fé. Suficiente, entretanto, para despertar entre os torcedores do "tubarão", como é conhecido o clube, uma verdadeira paixão pelo futebol brasileiro.

Quem atesta a admiração de todos no Junior Barranquilla-COL pelo Brasil é Carlos "Papi" Peña, coordenador das categorias de base. Como zagueiro ou lateral-esquerdo ele defendeu o clube entre 1966 e 1972, tornando-se contemporâneo não apenas de Garrincha, mas de vários jogadores brasileiros.

- Muitos brasileiros fizeram sucesso aqui. Teve Garrincha, Victor Epanor, Roberto Amaral, Machado da Silva, Paulo César, Frederico, Aírton, Da Cunha, Nivaldo Peixoto, Laerte... - enumerou Peña, em uma listagem que, se não fosse interrompida, parecia não mais ter fim.

Peña lembrou-se, com inevitável sorriso nostálgico, da passagem de Garrincha por Barranquilla. O craque brasileiro fora à cidade para reencontrar a cantora Elza Soares, que havia acertado uma agenda de shows com duração de um mês. Em princípio ele apenas a acompanharia, mas abriu-se a oportunidade para jogar no Atletico Junior:

- Ele veio para ver a Elza Soares, mas acabou contratado. O brasileiro Marinho Rodrigues era o técnico, e intermediou a negociação. Garrincha jogou apenas uma partida, nós perdemos, mas ele não teve culpa. Jogou muito bem, deixou saudades, e foi embora logo depois.

Segundo Peña, não há motivo de preocupação para os cerca de 80 gremistas que estarão no Estádio Metropolitano às 23h45m (horário de Brasília) desta quinta-feira para assistir a Junior Barranquilla-COL e Grêmio, pela segunda rodada do Grupo 2 da Taça Libertadores. A tranquilidade, para o funcionário do clube colombiano, é assegurada pela paixão.

- Nós adoramos o Brasil, somos apaixonados pelo futebol brasileiro. Haverá muito respeito com o Grêmio e seus torcedores. Na Copa do Mundo nós torcemos pela Colômbia e pelo Brasil, e comemoramos quando vocês vencem - afirmou o morador de Barranquilla, cidade famosa pelo carnaval de rua considerado patrimônio cultural da humanidade.

Nenhum comentário sobre “Depois de Garrincha, Barranquilla se apaixonou pelo futebol brasileiro”

Faça seu comentário

BLOG DE ESPORTES COM ATUALIZAÇÕES DIÁRIAS, ABERTO A QUALQUER TIPO DE COMENTÁRIO SOBRE O ESPORTE NACIONAL E INTERNACIONAL, COMENTE SEM POUPAR PALAVRAS. AGRADECE O BLOG DO TORCEDOR.

 
© 2011 BLOG DO TORCEDOR. Todos os direitos reservados
Layout por Códigos Blog - Design Paulo Estevão