Bahia celebra 50 anos da Taça Brasil em meio a confusão com FBF e Sudesb

29.3.10 | Marcadores:
Share |

Esta é uma segunda-feira especial na história do Esporte Clube Bahia. Há meio século o clube conquistava seu primeiro grande título e se firmava como o primeiro clube brasileiro a participar da Taça Libertadores da América. A festa, entretanto, acontece em meio à rusgas entre o clube tricolor, a Federação Baiana de Futebol (FBF) e a Sudesb (Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia).

A idéia do Bahia era celebrar o título sobre o poderoso Santos, de Pelé, no último domingo, quando enfrentou o Camaçari (o jogo acabou em um empate por 3 a 3). Em um mal-entendido generalizado, entretanto, o orgão estadual proibiu a realização da partida no estádio de Pituaçu porque o gramado, que se recupera de um ataque de pragas, ainda não apresentava condições de jogo.

A proibição, anunciada na última quinta-feira pela Sudesb, irritou os dirigentes do tricolor, que foram pegos de surpresa. O clube já havia pago as taxas para uso do estádio, a festa pelo título já estava organizada e o lote de uma edição especial de ingressos celebrando os 50 anos do título estava impressa.

A final da Taça Brasil de 1959 aconteceu, na verdade, em 1960, e foi protagonizada por Bahia e Santos. O alvinegro já contava com o craque Pelé, mas o camisa dez não jogou a terceira e última partida porque estava lesionado. O título consagrou uma das melhores equipes da história do Bahia, que conquistou também um pentacampeonato baiano e três títulos do Torneio Norte-Nordeste.

Com o desentendimento entre as entidades baianas e o clube, o aniversário que é celebrado hoje terá sua festa postergada para a próxima quarta-feira, quando o Bahia enfrenta o Atlético-GO pelo jogo de volta da Copa do Brasil.

A expectativa é que a homenagem incentive o elenco do Bahia, porque a missão dos comandados de Renato Gaúcho na competição nacional é complicada. No jogo de ida o tricolor foi derrotado por 2 a 0 em Goiânia. Atuando em casa, o Bahia precisa vencer por uma diferença de três gols para passar de fase. Uma vitória por 2 a 0 leva a partida para a decisão por pênaltis.

Nenhum comentário sobre “Bahia celebra 50 anos da Taça Brasil em meio a confusão com FBF e Sudesb”

Faça seu comentário

BLOG DE ESPORTES COM ATUALIZAÇÕES DIÁRIAS, ABERTO A QUALQUER TIPO DE COMENTÁRIO SOBRE O ESPORTE NACIONAL E INTERNACIONAL, COMENTE SEM POUPAR PALAVRAS. AGRADECE O BLOG DO TORCEDOR.

 
© 2011 BLOG DO TORCEDOR. Todos os direitos reservados
Layout por Códigos Blog - Design Paulo Estevão