Veja os 10 maiores fracassos do ano no futebol brasileiro

28.12.09 | Marcadores:
Share |

O ano de 2009 no futebol brasileiro colecionou muitas vitórias, mas também uma série de fracassos. A reportagem do Terra enumerou os maiores fiascos no esporte mais popular do mundo no País e colocou o desempenho do Palmeiras no Campeonato Brasileiro como o mais dramático dos dez listados. O time tornou-se o maior favorito ao título nacional, mas acabou ficando fora até da Copa Libertadores.


Confira a lista dos dez fracassos do futebol brasileiro:

1 - Palmeiras no Campeonato Brasileiro
Ao contrário do rival Corinthians, o Palmeiras começou o ano de 2009 desacreditado, contratando jovens promessas, mas dentro de campo se entrosou e conseguiu liderar o Campeonato Brasileiro por 19 rodadas. No entanto, com cinco jogos para o término da competição, o time alviverde perdeu a ponta. A equipe teve uma sequência de maus resultados ficando, inclusive, fora da Copa Libertadores. A diretoria chegou a afirmar que o ano palmeirense foi jogado no lixo.

2 - Muricy Ramalho
Eleito pela CBF o melhor técnico do Brasil por quatro anos consecutivos (2005, 2006, 2007 e 2008), Muricy Ramalho viu sua hegemonia no futebol nacional cair em 2009 (perdeu o prêmio para o flamenguista Andrade). Muricy foi demitido do comando do São Paulo, onde havia conquistado três nacionais seguidos, no dia 19 de junho de 2009, e, depois de uma longa novela, acertou com o Palmeiras. O anúncio foi feito pouco mais de um mês após a saída do time tricolor, em 21 de julho. O treinador chegou ao Palestra Itália e, em sua primeira partida à beira do gramado, assumiu a liderança do Campeonato Brasileiro após a vitória suada por 1 a 0 sobre o Fluminense. Todos imaginavam que o casamento Muricy/Palmeiras seria perfeito, mas não acabou bem e os dois fracassaram na competição.

3 - Corinthians no Campeonato Brasileiro
Campeão de tudo o que disputou no primeiro semestre - Campeonato Paulista e Copa do Brasil -, o Corinthians entrou no Brasileiro nitidamente para cumprir tabela. O time comandado por Mano Menezes já havia garantido vaga na Copa Libertadores de 2010, mas muitos colocavam o elenco como um dos favoritos ao título nacional. Ao final das 38 rodadas, o time se manteve na zona intermediária da classificação, em décimo lugar, e decepcionou a torcida, mesmo tendo dado alegrias no primeiro semestre.

4 - Torcida do Coritiba
A torcida do Coritiba deu um verdadeiro vexame na última rodada do Campeonato Brasileiro. Com o apito final do juiz, a salvação do Fluminense e a queda do time paranaense para a segunda divisão, alguns torcedores invadiram o gramado do Estádio Couto Pereira, partindo para cima do trio de arbitragem. Imediatamente a polícia entrou em ação para fazer a segurança de todos. Em uma sequência de atos de selvageria, os torcedores arrancaram bancos, placas de publicidade e atiraram nos policiais. Um deles, inclusive, precisou ser retirado, desacordado, pelos companheiros. Depois da verdadeira batalha no Couto, o STJD puniu o Coritiba com a maior pena já vista no futebol brasileiro: perda de 30 mandos de campo, além de uma multa de R$ 610 mil.

5 - Volta de Vagner Love
Apresentado no Palmeiras no dia 31 de agosto, Vagner Love chegou como ídolo. O time estava em grande fase, na liderança do Brasileiro e conquistando bons resultados. No entanto, caiu de rendimento e, junto a ele, Love não conseguiu mostrar porque chegou com status de artilheiro. Ao todo foram apenas cinco gols e, no fim do campeonato, o fraco desempenho lhe custou caro. O camisa 9 saía de uma agência dbancária ao lado do Palestra Itália quando foi agredido por membros de uma das organizadas do time alviverde. Os torcedores acabaram presos.

6 - Ano de Vanderlei Luxemburgo
Luxemburgo tem uma carreira vitoriosa, mas há alguns anos o técnico não vem tendo muito sucesso à beira do gramado, faturando "apenas" alguns campeonatos estaduais. Campeão paulista com o Palmeiras em 2008, o treinador seguiu no comando alviverde até o dia 26 de junho, quando foi demitido depois de uma confusão envolvendo o atacante Keirrison e o presidente Luiz Gonzaga Belluzzo. Após deixar o Palestra Itália, ele foi treinar mais uma vez o Santos. Luxemburgo chegou à Vila Belmiro e logo nos primeiros dias já admitiu que o time dificilmente brigaria por uma vaga na Copa Libertadores. E foi o que aconteceu. O Santos terminou na 12ª posição. Além disso, como Marcelo Teixeira perdeu as eleições presidenciais, o técnico deixou o clube depois de um ano apagado.

7 - Erros de arbitragem
Mais uma vez a arbitragem roubou a cena em alguns jogos do Campeonato Brasileiro. Carlos Eugênio Simon, por exemplo, foi o pivô da maior confusão de arbitragem na Série A. O Palmeiras enfrentava o Fluminense no Maracanã. Depois de um cruzamento da esquerda, Obina cabeceou para balançar as redes, mas o árbitro anulou o gol alegando que o atacante palmeirense teria feito falta no zagueiro tricolor. O Palmeiras acabou perdendo o jogo por 1 a 0 e deixou a liderança. O presidente alviverde Luiz Gonzaga Belluzzo reclamou tanto do árbitro que foi punido com afastamento de 270 dias.

Já na Série B, outro lance incrível. No dia 19 de setembro, Wellington Silva, de mão, deu a vitória ao Paraná sobre o Ceará por 1 a 0. Alguns segundos depois do gol, a auxiliar da partida levantou a bandeira e o juiz Charles Cavalcante Ferreira foi falar com ela, mas preferiu manter a decisão e o gol foi validado para desespero dos cearenses.

No empate por 3 a 3 entre Corinthians e Botafogo, o árbitro Arilson Bispo da Anunciação também validou um gol de mão de André Lima, do time carioca, além de marcar um pênalti inexistente no corintiano Jorge Henrique.

8 - Parceria Paulo Autuori/Grêmio
Depois de dois anos no Al-Rayyan, do Catar, Paulo Autuori aceitou voltar ao futebol brasileiro para treinar o Grêmio. Ele assumiu o time tricolor no lugar de Celso Roth, mas o que parecia ser uma parceria de sucesso acabou um fracasso. Além de não vencer nenhuma vez na Copa Libertadores, apesar de ter chegado à semifinal (foi eliminado pelo Cruzeiro), o Grêmio decepcionou no Campeonato Brasileiro, encerrando sua participação com o oitavo lugar. O que fez o time não ter uma boa classificação foram os resultados fora de casa. Com Autuori, os gaúchos venceram apenas um jogo longe de seus domínios, mas não perderam uma vez no Estádio Olímpico. Nas últimas rodadas, já sem chances de entrar no G-4 e muito menos de ser campeão, Autuori deixou o Grêmio e voltou ao Catar para treinar o mesmo Al-Rayyan. Ele vai faturar R$ 18 milhões por dois anos de contrato.

9 - Rebaixamento do Sport
O Sport terminou 2008 como a grande surpresa, sendo campeão da Copa do Brasil e garantindo uma vaga na Libertadores de 2009. No início do ano, os grandes resultados continuaram. O time se classificou em primeiro do grupo no torneio continental e travou grandes duelos com o Palmeiras de Vanderlei Luxemburgo. Porém, depois da eliminação da equipe nas oitavas de final, tudo foi por água abaixo. O time teve uma queda de produção incrível e acabou rebaixado para a segunda divisão do Campeonato Brasileiro, terminando a competição na última posição.

10 - Confusão de ingressos
Assim como os erros de arbitragem, as confusões na venda de ingressos também foram comuns no Brasileiro. A principal delas foi exatamente na última rodada da primeira divisão. Milhares de flamenguistas queriam ver de perto o jogo que daria ao time o título brasileiro depois de 17 anos, mas a venda dos bilhetes acabou em confusão. Para variar, os cambistas dominaram os arredores do Maracanã. Depois de vender 65 mil ingressos, a diretoria do Flamengo decidiu colocar alguns bilhetes extras. Assim, os flamenguistas decidiram acampar perto do Maracanã e os ingressos acabaram em meia hora. Para acalmar os fãs que furavam a longa fila, a polícia precisou usar bombas e gás de pimenta.

Nenhum comentário sobre “Veja os 10 maiores fracassos do ano no futebol brasileiro”

Faça seu comentário

BLOG DE ESPORTES COM ATUALIZAÇÕES DIÁRIAS, ABERTO A QUALQUER TIPO DE COMENTÁRIO SOBRE O ESPORTE NACIONAL E INTERNACIONAL, COMENTE SEM POUPAR PALAVRAS. AGRADECE O BLOG DO TORCEDOR.

 
© 2011 BLOG DO TORCEDOR. Todos os direitos reservados
Layout por Códigos Blog - Design Paulo Estevão