Libertadores de 2010 tem 22 times classificados: veja situação em cada país

27.11.09 | Marcadores:
Share |

Sorteio dos grupos será realizado nesta sexta-feira, no Paraguai


A Conmebol fará o sorteio para a Taça Libertadores de 2010 nesta sexta-feira, às 13h30m (de Brasília), em Luque, no Paraguai. Dos 38 times que serão distribuídos pelos grupos e pelos confrontos da fase prévia, 20 já têm seus nomes conhecidos. Somam-se a eles os dois mexicanos - San Luis e Guadalajara - que foram eliminados nas oitavas de final da edição deste ano por causa do surto de nova gripe no país e que entrarão na mesma fase em 2010, como forma de compensação.

Leandro Canônico/GLOBOESPORTE.COM

O sorteio é realizado no Museu do Futebol da Conmebol. À direita (embaixo), a taça da Libertadores

O modelo da competição é o mesmo dos anos anteriores. Seis confrontos compõem a fase prévia, com jogos de ida e volta. Os vencedores se juntam a outros 26 times em oito grupos de quatro. A diferença da edição de 2010 vem a seguir: como já há dois times nas oitavas, os dois segundos colocados de pior campanha não se classificarão.

O sorteio será acompanhado em Tempo Real pelo GLOBOESPORTE.COM. Campeão da Copa do Brasil, o Corinthians é o único representante brasileiro já garantido na competição. Confira abaixo os times classificados em cada um dos 11 países e os que estão perto da vaga.

Argentina

Leandro Velázquez com o troféu do Vélez

Atual campeão da Libertadores, o Estudiantes está garantido na edição de 2010. As outras cinco vagas vão para o campeão do Torneio Clausura, o Vélez Sarsfield; o campeão do Torneio Apertura, que terminará no dia 13 de dezembro e tem o Banfield como líder; e os três times de maior pontuação na temporada. Um deles é o Colón. Lanús, Banfield e Newell's Old Boys estão bem colocados, o Boca Juniors tem poucas chances, e o River Plate já está fora.

Bolívia

Dois times já estão classificados: Blooming, que em outubro conquistou o Torneio Clausura, e Bolívar, vencedor do Torneio Apertura. Está sendo disputado um mata-mata para decidir vagas para a Libertadores e a Sul-Americana, com a semifinal reunindo os jogos Bolívar x Oriente Petrolero, e The Strongest x Real Potosí. O campeão será Bolívia 3 no sorteio - se for o Bolívar, abrirá vaga para o Real Potosí, segundo colocado no Apertura.

Brasil

O Corinthians foi o primeiro time a se classificar, ao vencer a Copa do Brasil. São Paulo, Flamengo, Internacional, Palmeiras, Atlético-MG e Cruzeiro estão na briga para terminar o Brasileirão no G-4 e conseguir as vagas restantes.

Chile

Jogadores de "La U" vibram com título do Apertura

A Universidad de Chile será o representante número 1 do país no sorteio, por ter vencido o Torneio Apertura. O segundo time será o campeão do Clausura, que está na fase semifinal, com os confrontos Audax Italiano x Santiago Morning, e Colo Colo x Universidad Concepción. O terceiro é a Universidad Católica, por ter feito a melhor campanha na fase de classificação do Clausura.

Colômbia

O Once Caldas, campeão da Libertadores em 2004, tentará o bi no ano que vem, já que conseguiu sua vaga ao ganhar o Torneio Apertura. O Torneio Finalización, que está em andamento, também classifica uma equipe. Estão na disputa da segunda fase: Atlético Junior, Deportes Tolima, Independiente Medellín, Deportivo Pereira, Real Cartagena, Independiente Santa Fe, Nacional de Medellín e Atlético Huila. O terceiro representante, que disputará a fase prévia da Libertadores, virá da soma de pontos nos dois torneios.

Equador

Deportivo Quito e Deportivo Cuenca conseguiram suas vagas ao chegarem à decisão do Campeonato Equatoriano. Os jogos, que serão realizados nos próximos fins de semana, definem o primeiro e o segundo representante do país. LDU e Emelec duelarão pela terceira colocação do torneio - e consequentemente por um lugar na fase prévia da Libertadores.

México

O Morelia de Hugo Droguett está classificado

O único representante já conhecido no país é o Morelia. O time ficou em terceiro lugar na fase inicial do Apertura e foi beneficiado pelo fato de que o primeiro e o segundo (Toluca e Cruz Azul) já estavam classificados para a Concachampions, o equivalente da Libertadores na Concacaf. Outros dois representantes saem de um torneio classificatório, entre 2 e 13 de janeiro de 2010, reunindo América, Monterrey, Santos, Puebla, Atlante, Tigres, Estudiantes e Jaguares. Segundo acordo entre Conmebol e Federação Mexicana, San Luis e Guadalajara terão vaga garantida nas oitavas de final em 2010 por terem sido eliminados da edição deste ano, devido ao risco causado pela nova gripe no país.

Paraguai

Campeão do Torneio Apertura, o Cerro Porteño tentará pela 33ª vez conquistar a Libertadores. As outras duas vagas ficarão com o vencedor do Torneio Clausura (o Nacional é o atual primeiro colocado, seguido pelo Libertad) e com o time com maior soma de pontos nos dois torneios.

Peru

O único classificado é o Universitario de Deportes, que já está na final do Campeonato Peruano. Seu adversário deve ser o Alianza Lima, que garantirá sua vaga neste domingo se bater o José Gálvez. O terceiro representante será decidido pela soma de pontos na temporada.

Uruguai

Matías Rodriguez (dir.) é destaque no Nacional

O país já tem seus três representantes. A tradição fica por conta do Nacional de Montevidéu, campeão nacional na temporada 2008/2009. Os outros dois vieram da Liguilla, torneio classificatório para a Libertadores. O campeão foi o Cerro, que só disputou a competição continental em 1995, e o vice ficou com o Racing de Montevidéu, que fará sua estreia ao disputar a fase prévia.

Venezuela

O Caracas disputará sua sétima Libertadores seguida por ter conquistado em maio o Torneio Clausura. O Deportivo Italia, que já havia vencido o Torneio Apertura, em 2008, foi o primeiro time a se classificar. O Deportivo Táchira é o terceiro representante do país, pelo somatório de pontos nos dois torneios, e entrará na fase prévia da Libertadores.

Nenhum comentário sobre “Libertadores de 2010 tem 22 times classificados: veja situação em cada país”

Faça seu comentário

BLOG DE ESPORTES COM ATUALIZAÇÕES DIÁRIAS, ABERTO A QUALQUER TIPO DE COMENTÁRIO SOBRE O ESPORTE NACIONAL E INTERNACIONAL, COMENTE SEM POUPAR PALAVRAS. AGRADECE O BLOG DO TORCEDOR.

 
© 2011 BLOG DO TORCEDOR. Todos os direitos reservados
Layout por Códigos Blog - Design Paulo Estevão