Um campeonato à parte na luta contra o rebaixamento, e apenas dois se salvam

27.10.09 | Marcadores:
Share |

Se a briga na parte de cima da tabela do Campeonato Brasileiro promete emoção até a última rodada, uma outra guerra vem sendo travada com data marcada para terminar. Os piores times da competição travam um duelo desesperado para escapar do rebaixamento, e os caminhos de cada um não apenas se cruzam, mas também se encontram com os de algumas das equipes que buscam uma vaga na Taça Libertadores ou o título.

. Clique aqui e confira a classificação e os próximos jogos do Brasileirão

Segundo cálculos do matemático Tristão Garcia, o time que chegar a 46 pontos tem 99% de chances de permanecer na elite do futebol nacional, e com 45 há 97% de possibilidades de escapar. A hipótese de uma equipe se salvar com 44 descarta, então, a situação "perigosa" de Corinthians (42), Santos e Barueri (41), que matematicamente ainda têm 1% de risco de queda. Assim como o Atlético-PR (39), com 2%. Com isso, a briga se tornou um campeonato à parte: seis equipes na disputa, e apenas o campeão e o vice escapam.

E dentro deste cenário há um duelo regional envolvendo dois campeões brasileiros. A possibilidade de Fluminense e Botafogo escaparem juntos é de apenas 1%, e o drama aumenta com os 33% de o Rio de Janeiro continuar com um representante na Segundona. Ou com os 66% de haver uma divisão exata: o Tricolor e o Alvinegro amargariam mais um rebaixamento - o primeiro acumula três em sua história (1996, 1997 e 1998), e o segundo, um (2003). A margem de erro nos cálculos é de 2%.

. Clique aqui e simule os resultados que podem livrar o seu clube da degola

Confira o Guia do Rebaixamento no infográfico abaixo

15º. CORITIBA

É o "líder" do torneio da morte e está muito próximo de assegurar a sua permanência na Primeira Divisão. Após a vitória no clássico contra o Atlético-PR, o Coxa chegou a 39 pontos e viu as chances de ser rebaixado caírem para 9%. Ou seja, precisa de nove dos 21 pontos ainda em disputa para não cair. Assim como os outros cinco times da parte mais baixa da tabela, tem uma reta final que mistura concorrentes diretos e equipes que buscam o título ou disputar a Libertadores no próximo ano. O Alviverde pode começar complicando a vida do Sport, mas o duelo é no Recife. O Vitória (casa) está no meio da tabela, e o Santos (fora) só cai com uma improvável combinação de resultados. Por outro lado, o Atlético-MG (casa) sonha com a conquista do Brasileirão, e o Cruzeiro (fora) deseja voltar à competição continental. O Botafogo (fora) é um dos que se encontram ameaçados, e na última rodada o time paranense pode fazer apenas um amistoso ou fechar de vez o caixão do Fluminense. No Couto Pereira.

16º. SANTO ANDRÉ

De volta à Primeira Divisão após 25 anos - sua primeira e até então única participação havia sido em 1984 - o Ramalhão saiu do Z-4 na 31ª rodada. Venceu o Palmeiras e contou com a derrota do Botafogo para o Flamengo, chegando aos mesmos 32 pontos do Náutico (tem vantagem no saldo de gols: -13 contra -17) e do próprio Alvinegro (leva a melhor no número de vitórias: oito contra seis). Ainda assim, tem 66% de chances de voltar à Série B em 2010. Entre as partidas que faltam, na teoria os adversários mais fáceis são Corinthians (fora) e Avaí
(em casa), que não almejam mais nada no Brasileirão. No entanto, enfrenta três equipes que lutam por uma vaga na Libertadores - Cruzeiro (fora), Grêmio (em casa) e Goiás (fora) - e um time que briga pelo título - Internacional (fora). Para completar, o confronto direto contra o Náutico (em casa).

17º. NÁUTICO

O Timbu se junta a Santo André e Botafogo no grupo dos que estão tecnicamente empatados. A equipe pernambucana tem 68% de possibilidades de disputar mais uma vez a Segunda Divisão, e três das suas últimas sete partidas envolvem times que também tentam escapar do fantasma do rebaixamento: os próprios Alvinegro carioca (fora) e Ramalhão (fora) e o arquirrival Sport (casa). Se a torcida precisa de uma esperança para se agarrar, pode escolher três: Santos (fora), Corinthians (fora) e Avaí (casa) já estão em clima de férias. Mas há o Flamengo pelo caminho, e o Rubro-Negro entrou de vez na briga pelo hexacampeonato. O confronto, no entanto, é nos Aflitos.

18º. BOTAFOGO

As vitórias sobre Goiás e Atlético-MG deram a impressão de que o Alvinegro teria um fim de Brasileirão mais tranquilo. No entanto, bastaram três partidas sem vitória para o time ver os adversários se aproximarem. Pior. Náutico e Santo André o ultrapassaram nos critérios de desempate - todos têm 32 pontos - e o Glorioso passou a ter 69% de risco de cair. Três aspirantes ao título - Internacional (fora), São Paulo (casa) e Palmeiras (casa) - e dois confrontos diretos em casa - Náutico (mais) e Coritiba (menos). Restam Atlético-PR (fora), que pode entrar em campo defintivamente salvo, e o Barueri (fora), indiferente às disputas nas duas pontas da tabela.

19º. SPORT

O Leão vem conseguindo bons resultados dentro e fora de casa nas últimas rodadas, mas não o suficiente para deixar a zona de rebaixamento. O time ainda ocupa a vice-lanterna há um bom tempo. Com 29 pontos e 86% de risco de queda, o campeão da Copa do Brasil em 2007 enfrenta uma tabela pesada para não fechar a temporada aumentando o inferno astral que começou com a eliminação para o Palmeiras na Taça Libertadores. Além de dois confrontos diretos - Fluminense (casa) e o clássico contra o Náutico (fora) - o Rubro-Negro pernambucano tem pelo caminho nada menos que três aspirantes ao título do Brasileirão - Palmeiras (fora), Internacional (casa) e São Paulo (fora) - e uma equipe em ascensão na luta por uma vaga na principal competição sul-americana - Cruzeiro (casa). O Coritiba, ainda tentando garantir a permanência matemática, é o primeiro desafio.

20º. FLUMINENSE

O Tricolor já é considerado por muitos como "virtualmente rebaixado". Com 97% de possibilidades de disputar mais uma vez a Segundona, a equipe carioca não pode mais perder no campeonato, como também tem uma desafio considerado impossível se levada em consideração a sua campanha até o momento. Com cinco triunfos em 31 jogos, 27 pontos em 93 disputados, o Fluminense precisa de 19 dos 21 pontos que ainda tem a disputar. Ou seja, seis vitórias e um empate. Para piorar a situação, a tabela não é nada favorável ao clube das Laranjeiras. Os três próximos compromissos são contra times que lutam pelo título - Atlético-MG e Palmeiras, ambos em casa - ou pela Libertadores - Cruzeiro (fora). Atlético-PR (casa) e Coritiba (fora), assim como o Vitória (casa) são adversários que podem entrar em campo já sem pretensões, o que pode facilitar caso o Fluminense ainda esteja respirando. Mas existe outro grande desafio: o Sport, em um confronto direto na Ilha do Retiro.

globo

Nenhum comentário sobre “Um campeonato à parte na luta contra o rebaixamento, e apenas dois se salvam”

Faça seu comentário

BLOG DE ESPORTES COM ATUALIZAÇÕES DIÁRIAS, ABERTO A QUALQUER TIPO DE COMENTÁRIO SOBRE O ESPORTE NACIONAL E INTERNACIONAL, COMENTE SEM POUPAR PALAVRAS. AGRADECE O BLOG DO TORCEDOR.

 
© 2011 BLOG DO TORCEDOR. Todos os direitos reservados
Layout por Códigos Blog - Design Paulo Estevão