Além da mão, Ronaldo faz cirurgia para retirada de 700 mililitros de gordura

30.7.09 | Marcadores:
Share |

A operação para corrigir uma fratura na mão esquerda não foi a única feita pelo atacante Ronaldo, nesta quarta-feira, em São Paulo. O Fenômeno também foi submetido a uma intervenção para a retirada de 700 mililitros de gordura localizada, na região conhecida pelos médicos como flancos (lateral da barriga, na junção dos famosos pneus com as costas).

A operação já vinha sendo estudada por Ronaldo há algum tempo e seria feita após o encerramento do Campeonato Brasileiro, em dezembro. Como quebrou a mão no clássico contra o Palmeiras, domingo, em Presidente Prudente, o craque optou por antecipá-la, já que ficará afastado dos gramados por cerca de 40 dias e terá tempo para se recuperar totalmente. O técnico Mano Menezes e o presidente Andrés Sanches não sabiam da intenção do ídolo.

A cirurgia foi realizada em menos de uma hora, no hospital São Luiz, antes mesmo da intervenção para a correção na mão esquerda. Duas equipes médicas estavam na sala no momento. Além do grupo de Joaquim Grava, consultor do Corinthians e responsável pela parte ortopédica do craque, um outro “time” trabalhou na retirada da gordura. Ambas foram consideradas um sucesso.

O nome científico para o problema de Ronaldo é lipodistrofia, que consiste no desenvolvimento irregular do tecido adiposo, ou seja, a popular gordura localizada. O processo é natural em homens com mais de 30 anos e, por conta da idade mais avançada, fica mais difícil de ser eliminado com dietas e condicionamento físico. Exatamente o caso do Fenômeno.

Apesar da carga pesada de treinamentos físicos que está sendo submetido desde a pré-temporada, em Itu, interior de São Paulo, Ronaldo não conseguia perder toda a gordura acumulada pelo tempo que ficou afastado dos gramados. Em exames preliminares, os médicos chegaram a cogitar a retirada de 1,6 litro do local, mas a quantia diminuiu no momento da operação.

Os responsáveis pela cirurgia não acreditam que a redução do volume seja visível quando o atacante estiver de uniforme. No entanto, entendem que a eliminação da gordura poderá dar mais mobilidade a ele, principalmente em sua jogada característica, a arrancada.

Ronaldo deixou o hospital nesta noite de quarta-feira e repousa em seu apartamento, na região do Pacaembu, em São Paulo. Ele usa proteções nos locais operados, mas deverá voltar a treinar fisicamente em aproximadamente uma semana. O retorno aos gramados pode acontecer dia 5 de setembro, contra o Santos.

globo

Nenhum comentário sobre “Além da mão, Ronaldo faz cirurgia para retirada de 700 mililitros de gordura”

Faça seu comentário

BLOG DE ESPORTES COM ATUALIZAÇÕES DIÁRIAS, ABERTO A QUALQUER TIPO DE COMENTÁRIO SOBRE O ESPORTE NACIONAL E INTERNACIONAL, COMENTE SEM POUPAR PALAVRAS. AGRADECE O BLOG DO TORCEDOR.

 
© 2011 BLOG DO TORCEDOR. Todos os direitos reservados
Layout por Códigos Blog - Design Paulo Estevão